Apesar das dificuldades, abastecimento do mercado já ultrapassou os 90%

Lisboa, 16 de setembro de 2020

A Comissão do Livro Escolar da APEL faz um balanço positivo do processo de distribuição dos manuais escolares, que ficará completo nos próximos dias

Pouco mais de um mês e meio para tentar fazer o que exige seis meses de trabalho – foi este cenário que se impôs aos editores escolares portugueses nos últimos dias de julho, na sequência da suspensão da devolução dos manuais escolares e, subsequentemente, da decisão de disponibilizar os manuais para o próximo ano letivo também aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (ao 1.º Ciclo já estava assegurada essa oferta) do Ensino Público.

 Na semana em que arranca o ano letivo, os editores escolares da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros fazem um balanço positivo do processo de abastecimento do mercado, que já ultrapassou os 90%. Pese embora as primeiras semanas de aulas estejam reservadas para a recuperação das matérias – o que significa que serão usados os livros do ano passado –, os editores sempre tiveram como principal objetivo chegar a este momento com a maioria dos manuais escolares distribuídos pelas livrarias de todo o país. Os poucos títulos que estão em falta encontram-se em reimpressão e ficarão disponíveis nos próximos dias.

 Para este cenário positivo, os editores escolares tiveram de subcontratar várias gráficas portuguesas (a opção de entregar a produção a gráficas estrangeiras foi posta de parte, com a intenção de ajudar o setor português num período de crise) e reforçar as equipas de profissionais nas áreas de impressão e logística. De realçar, também, o profissionalismo e a competência dos livreiros no atendimento das encomendas feitas pelas famílias, tendo-se notado uma preocupação pela antecipação da entrega dos vouchers.

Os editores escolares da APEL desejam a toda a comunidade educativa – alunos, professores, direções escolares, pessoal auxiliar e encarregados de educação – um excelente regresso à escola, em segurança e com saúde, e um feliz ano letivo 2020/2021. 

APEL – Comissão do Livro Escolar

Para mais informações, contactar:
Comunicação APEL | comunicacao@apel.pt | Tel.: 21 843 51 82