Oferta de licenças digitais promovem utilização da tecnologia na Educação

Lisboa, 11 de setembro de 2018

Alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade das escolas públicas vão ter acesso gratuito a conteúdos educativos em formato digital articulados com os manuais em papel

O ano letivo 2018-2019 arranca nos próximos dias com uma novidade que poderá vir a ter um grande impacto no sucesso da Educação em Portugal: pela primeira vez, todos os alunos a frequentarem os 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico nas escolas públicas recebem, gratuitamente, para além dos manuais escolares em papel, licenças digitais complementares aos manuais.

Esta medida constitui uma forte aposta no apoio aos alunos da escola pública para a utilização crescente de soluções educativas em formato digital, imprescindível para a caminhada que Portugal tem de fazer rumo à Sociedade do Conhecimento. Um passo que, não é demais sublinhar, só é possível concretizar graças ao trabalho que os Editores têm desenvolvido ao longo dos anos, com base, exclusivamente, em investimento próprio em tecnologia e recursos altamente qualificados.

Ao mesmo tempo, esta iniciativa é particularmente significativa porquanto poderá diminuir a desigualdade que, ano após ano, aumentava entre os alunos da escola pública e os alunos do ensino privado no que concerne à utilização de recursos educativos digitais.

De facto, segundo dados mais recentes, mais de dois terços dos estabelecimentos de ensino privado contemplam a utilização das tecnologias na componente letiva, de forma sustentada e planeada desde há alguns anos. Na esmagadora maioria dos casos, essa utilização consagra a extensão para a utilização em casa, o que significa que, aproximadamente, 100.000 (cem mil) alunos a frequentarem escolas privadas usam diariamente recursos educativos digitais em complemento aos manuais escolares.

A expetativa é que, com esta oferta das licenças digitais, a desigualdade no acesso às novas soluções educativas existente entre alunos do ensino público e do ensino privado se vá esbatendo progressivamente, o que terá um impacto muito positivo na formação e preparação das novas gerações para os desafios do futuro.

 

Consulte aqui o comunicado de imprensa.

 

APEL – Comissão do Livro Escolar

Para mais informações, contactar:
Comunicação APEL | comunicacao@apel.pt | Tel.: 21 843 51 82